30 de novembro de 2015

É possível aprender inglês ou espanhol em alguns meses?


Muitos de nós nos deparamos com propagandas que prometem um alto nível de domínio do inglês ou do espanhol em apenas alguns meses. Seria isso possível? Por que é que há tanta gente que vem estudando inglês durante anos e anos e ainda não consegue usar a língua eficientemente?
A resposta para ambas as perguntas é: depende. Depende do que vamos considerar “alguns meses” e depende do que significa “usar a língua eficientemente”. Engana-se quem pensa que vai estudar inglês durante alguns anos ao ponto de alcançar uma proficiência semelhante à do português.
As línguas sempre estarão classificadas em níveis dentro de cada um, ou seja, se uma pessoa fala 3 idiomas, certamente conseguirá reconhecer o idioma que mais domina no momento, aquele com o qual se sente confortável, ainda que não o domine completamente e o que requer maior esforço ao ser usado. Portanto, não chegará o último dia de aula de inglês, e depois deste dia, o aluno voltará pra casa com a sensação de dever cumprido.

Como a língua é dinâmica, seu estudo também o será. Assim, dependendo da forma como é encarado o estudo, em alguns meses, será possível (no máximo) adquirir certa habilidade de comunicação. Quer uma dica para aprender bastante em pouco tempo? ESCUTE.
Escutar e ler vão trazer preciosas informações de como a língua se comporta, a prática da pronúncia e o aumento da compreensão, requisitos fundamentais para você saltar para a próxima etapa de seus estudos.
Mas escutar o quê? Você deve escutar áudios fáceis para o seu nível. Não adianta de nada gastar o seu tempo escutando coisas que não está entendendo. Desta forma, alunos que dizem escutar muita música estrangeira estão no caminho, mas ainda não atingiram o objetivo: você deve escutar a música entendendo o que o cantor está dizendo.
Desta forma, seu cérebro estará recordando palavras que você não vem usando recentemente, além de gravar a forma de pronunciá-las. Isso fará uma grande diferença. Há sites onde se podem encontrar áudios para estudantes de níveis iniciais. São os chamados “easy listening”.