23 de novembro de 2015

Dicas para a prender um novo idioma

Há vários tipos de estudantes de idiomas entre os quais se pode apontar os que preferem estudar em uma escola de inglês ou espanhol, os que preferem um professor particular e os que se aventuram a aprender a língua sozinhos, com o auxílio de livros, CDs e a internet. Para todos estes, gostaria de deixar três dicas de como aprender inglês (ou outra língua estrangeira) em um tempo geralmente mais curto do que o planejado.
A primeira dica seria organizar-se para estudar todos os dias durante um período. Eu sei que é quase impossível achar tempo pra se dedicar todo santo dia, mas isso fará a diferença e proporcionará um salto enorme em seu nível de fluência e compreensão. Então, por exemplo, em suas férias, dedique-se a estudar todos os dias não mais do que uma hora. É melhor estar em contato com a língua durante uma hora por dia do que 5 horas seguidas uma vez na semana.
A segunda dica seria para quem já alcançou o nível intermediário, ou seja, já entende alguma coisa quando escuta ou lê na língua estrangeira. O passo seguinte seria mudar seu hábito de leitura ou navegação na internet. Passe a ler, ao menos durante uns 15 minutos, notícias de seu interesse na língua alvo sempre que se conectar à internet. Acesse sites de esporte, notícias em geral, filmes, vídeos no youtube, etc. para se familiarizar com os sons e expressões típicos da língua estrangeira.
A terceira dica seria a mais difícil em meu modo de ver: encontrar uma pessoa que fale a língua alvo ou que pelo menos também a estude. Mantenha-se em contato regularmente com essa pessoa e pratique escrever ou mesmo falar. Assim você se sentirá cada vez mais confortável e motivado a continuar se dedicando aos estudos, uma vez que já vê os resultados de seu esforço até o momento.
Aprender uma língua estrangeira não é fácil como alguns dizem por aí. Mas certamente será prazeroso e gratificante poder usá-la nas inúmeras oportunidades que surgirão durante o resto de sua vida!