12 de outubro de 2015

Quanto tempo levamos para aprender um novo idioma?

Esta é uma das perguntas mais comuns ouvida por professores de línguas e difícil de responder, pois o tempo é diretamente proporcional a vários fatores, tais como a habilidade em aprender língua estrangeira, a metodologia empregada, o conhecimento ou não de outras línguas, a idade e a motivação pessoal além de questões psicológicas.
Mas em quê devo me focar se quero aprender a falar a língua estrangeira em pouco tempo: na gramática, na pronúncia ou no vocabulário? A resposta a essa pergunta é mais simples: no vocabulário, seguido (no caso do inglês) pela pronúncia, pois de nada adianta dominar o significado da palavra se não souber pronunciá-la. As pessoas a ouvirão, mas não saberão identificá-la. É o que diz o velho ditado: “se você sabe, mas não sabe como fazer (neste caso pronunciar), do ponto de vista de resultados é como se não soubesse!” Por isso, aprender vocabulário é essencial. Para falar, você precisa de palavras!
E como ganhar vocabulário, então? Uma boa dica é a utilização do que chamamos de FLASH CARDS. São cartões que conterão as informações a serem memorizadas. Há vários exemplos de como fazê-los e o essencial é que sejam elaborados pela própria pessoa; deve conter apenas a informação relevante e deve ser descartável dando lugar a novas palavras.
Dominando o vocabulário básico de qualquer idioma, poder-se-á compreendê-lo razoavelmente e interagir com os nativos. Consequentemente à interação, nós vamos incorporando novas palavras e aumentando as possibilidades de comunicação. Assim cresce o idioma dentro de cada um.
Eu encontrei um software grátis na Internet que auxilia na memorização de vocabulário. É bem útil para aprendizagem de língua estrangeira e totalmente personalizável. Substitui os FLASH CARDS de papel à altura. Costumo disponibilizá-lo aos meus alunos e vem fazendo sucesso desde então.
Se quiser continuar a conversa sobre o tema, sinta-se à vontade para comentar ou entrar em contato por e-mail.