9 de novembro de 2015

Eu estudo inglês, mas não consigo falar

Muita gente se encontra nessa situação. A reclamação é sempre a mesma: “eu até entendo o que as pessoas falam, mas quando é pra eu falar, daí trava. Até mesmo as palavras mais simples não me vêm à cabeça”.
Pois bem, o que você precisa é de um tipo especial de treinamento conhecido como narrow listening ou narrow input porque não precisa ser apenas um exercício em forma de áudio, pode ser leitura também, por exemplo.
Você deve estar me perguntando como funciona esse exercício. Vou explicar: com a ajuda e orientação do professor, você recebe um áudio ou um texto e começa a lê-lo ou escutá-lo seguidamente durante um determinado período que geralmente se estende por 3 ou 4 dias. O importante é estar em contato com esse material constantemente, com uma frequência de 4 ou 5 vezes ao dia. Isso mesmo, você deve ouvir o áudio ou ler o mesmo texto umas 5 vezes ao dia e, de preferência, em momentos intercalados.

Também funciona se você se sentar e ouvir o áudio 5 vezes, mas o melhor seria se você ouvisse uma vez de manhã, duas na hora do almoço, uma à tarde e uma antes de dormir. Assim, 5 vezes durante 4 dias resultará em uma média de 20 momentos em contato com o mesmo material.
O passo seguinte será com o professor: você deve conversar com ele sobre o tema. Explicar em linhas gerais o conteúdo e participar de uma breve discussão, dando sua opinião, etc. Assim, vai perceber que, pelo fato de ter estado bastante tempo com o material, você terá condições de utilizar o vocabulário que aprendeu ali porque tudo parecerá bem familiar.
Em resumo, é uma questão de dedicação, pois só você poderá fazer esse trabalho, ninguém poderá ouvir ou ler por você. Eu costumo oferecer esse tipo de atividade aos meus alunos e os resultados são surpreendentes. No meu curso online, sem sair de casa, meus alunos e eu costumamos discutir o conteúdo de vídeos, áudios ou textos trabalhados desta forma.
Pense nisso. Dedique-se você também. Vale muito a pena. E não se esqueça de dar essa sugestão ao seu professor.